Ler é preciso

Somente com a leitura é possível viajar a locais tão incríveis e maravilhosos com o mais poderoso veiculo de transporte: a imaginação

Pesquisar este blog

Powered By Blogger

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A Gazeta Esportiva

Um pouco de história de um pinhalense que colecionou um dos mais importantes jornais esportivos que já circulou no Brasil

---------------------------------------
Por: Luiz Gonzaga Tessarine

Esta nossa vida é mesmo cheia de surpresas, a maioria, felizmente, agradável.
Comer um salgado, tomar uma Coca-cola e, depois, apreciar um doce na Confeitaria Doçura é um prazer que muitos pinhalenses já experimentaram, mas, além dessas delícias todas, trocar umas palavras com o Edésio Scalese e descobrir que ele tem seis volumes de exemplares antigos, encadernados, da Gazeta Esportiva é realmente uma surpresa das mais agradáveis.
O que dizer, então, de poder levar para casa uma dessas raridades e viajar com todas as principais notícias esportivas que ocuparam as páginas de A Gazeta Esportiva no segundo semestre do ano de 1945? Fonte de inesgotáveis prazeres, essas páginas de A Gazeta Esportiva lava-nos a imaginar todas as histórias que se desenrolaram a partir daqueles fatos ali narrados. Só para lembrar, o Brasil nem era Campeão do Mundo.
Mas as surpresas não param por aí! Conversa vai, conversa vem e fico sabendo que o Edesio resolveu encadernar os exemplares deixados pelo sogro, José Niero, lá no ano de 1969 e, desde então, vem cuidando para que a vontade de Seu Zé Niero seja preservada.
Que história! Que prazer poder reler as mesmas páginas que um dia foram tocadas e lidas pelo Seu Zé Niero.
Em 1969, quando Pinhal perdeu a boa alma do Seu Zé Niero, eu contava quinze anos de idade, mas é bem provável que ainda guardasse, em algum canto de minha casa, alguns toquinhos, algumas rodinhas e alguns brinquedos vindos da fábrica do Seu Zé e que, pela importância que tiveram na infância que acabara de deixar, não podia me desfazer.
Hoje, passados quarenta anos, guardo comigo a imagem de um “home bão” que meu pai se orgulhava em ter como amigo. Nós, meus irmãos e eu, sabíamos avaliar e apreciar o tamanho desse orgulho pois, até hoje, repetir o nome do Sr. José Niero é poder reviver nossa feliz infância.
Fico sabendo, em meio às emocionadas palavras do Zé Niero Filho, que o pai era um apaixonado por cinema, gostava de pintar e desenhava os brinquedos que fabricava. Não falamos sobre leitura, mas das leituras de A Gazeta Esportiva quero crer que o Seu Zé buscava as notícias sobre as principais equipes de futebol de Pinhal, o Esporte Clube Comercial e o Ginásio Pinhalense de Esportes Atléticos.
Nos exemplares de 1945 – edições de 1141 a 1189, encontro várias notas sobre as vitórias do Esporte clube Comercial - curiosamente, nenhuma informação sobre o GPEA, todas previamente apontadas pelo...., o Cruzinha, que também teve o privilégio de passear por essas páginas.
As notas, publicadas sempre na página “A Gazeta Esportiva no Interior”, eram passadas à redação por telefone, como, por exemplo, a notícia sobre a vitória sobre o Mogi-Mirim, publicada no dia 16 e julho: Magnífica vitória do E.C. Comercial de Pinhal. Pinhal, 15 (pelo telefone) – O Comercial F.C, colheu, na tarde de hoje, bonita vitória ao vencer o Mogi-Mirim E.C., pela contagem de 6 a 3, tentos de Sebastião (2), Pipoca (2) e Orlando Silva (2). Eis como atuou o quadro comercialino: Angelim, Leando e Toco, Ciro, Sebastião e Rocha, Dino, Berrinoto, Pipoca, Maltempi e Orlando Silva.
Berrinoto? As ligações telefônicas naquela época eram difíceis e, certamente, a redação ouviu mal o nome do Valinoto, excepcional jogador de futebol que tive o prazer de ver jogar no tempo em que o Caco Velho só tinha o quadro de veteranos.
Mas O Leitor Pinhalense, para não criar nenhum caso com as grandes torcidas paulistas, deixa de lado as questões particulares e transcreve um texto publicado no dia....., que, certamente, além de interessante, é uma fiel tradução do amor que o brasileiro tem pelo futebol.
Ao Edesio Scalese e ao Zé Niero Filho os nossos agradecimentos e ao Leitor Pinhalense, José Niero, nossas homenagens.


José Niero: colecionador de A Gazeta Esportiva

Linha do tempo
16 de maio de 1906 – Adolfo Araújo funda o jornal vespertino A Gazeta, que traz seções fixas de economia, política, saúde, artes, literatura e um suplemento feminino.
14 de julho de 1918 – Cásper Líbero, que já colaborava com o jornal, compra A Gazeta. Inicia-se a fase áurea do periódico. Com trabalho e dedicação, Cásper promove reformulações no jornal e faz A Gazeta prosperar.
1925 – Surge, pela primeira vez no Brasil, uma corrida na qual todos (negros, brancos, esportistas ou não) podem participar. A São Silvestre, criada por Cásper Libero, é baseada na March Flambeaux, que ocorre anualmente na França.
1926 – O dono de A Gazeta promove a Travessia a Nado de São Paulo, realizada no rio Tietê.24 de dezembro de 1928 - Para cobrir os eventos esportivos, surge o suplemento A Gazeta – Edição Esportiva, que publica notícias e comentários sobre o esporte no Brasil e no mundo. O suplemento é semanal, em tamanho tablóide.
1938 – O nome A Gazeta Esportiva aparece pela primeira vez ao lado do logotipo do jornal A Gazeta. O suplemento esportivo passa a ser publicado em três cores.
1941 – A Gazeta Esportiva passa a ser veiculada duas vezes por semana. Aos sábados, noticia as principais realizações no campo esportivo. Às segundas-feiras, apresenta um quadro completo sobre os resultados dos campeonatos esportivos e comentários referentes a eles.
10 de outubro de 1947 – A Gazeta Esportiva, que anteriormente era um suplemento de A Gazeta, torna-se um jornal independente. Sua publicação passa a ser diária, sob a direção de Carlos Joel Nelli. Nasceu, desta forma, o primeiro jornal a se dedicar inteiramente à divulgação de informações sobre todas as modalidades esportivas, firmando-se como o “mais completo jornal de esportes do país”.
1º de setembro de 1953 – Cria-se a revista A Gazeta Esportiva Ilustrada, vendida separadamente dos demais veículos.
23 de junho de 1970 – Seguinte à conquista da Copa Jules Rimet, após a vitória brasileira de 4 a 1 sobre a Itália, no México, a edição de A Gazeta Esportiva bate o seu recorde de tiragem: 534.530 exemplares.
25 de agosto de 1979 – É publicada a última edição do jornal A Gazeta. No dia seguinte, A Gazeta é publicada sob forma de suplemento em A Gazeta Esportiva.
19 de novembro de 2001 – O jornal A Gazeta Esportiva circula nas bancas, pela última vez, aos 54 anos e na edição número 27.162.
20 de novembro de 2001 – Todas as informações e serviços na área esportiva são transferidos para o site www.gazetaesportiva.net. A partir deste dia, todo noticiário sobre os mais diversos esportes no Brasil e no mundo são veiculadas pelo site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário